quinta-feira, 17 de junho de 2010

PODA DRÁSTICA EM PATROCÍNIO, MG

Geraldo Braga*


Na terça-feira passada, dia 14/mar, ocorreu uma poda drástica, importuna, desnecessária e mal feita nas belas árvores dominantes na linda e bem cuidada Praça Honorato Borges, no coração de Patrocínio.
Logo que ouvi o triste roncar da motosserra, entrei imediatamente em contato com o IEF – Eng° Edimar, CODEMA – Sr. Antônio Geraldo, Jornal Mais – José Elias Neto, Rádio Difusora – Sr. José Maria e a prática e eficiente Ecologista Magda Novaes (Armazém Santa Terezinha), pedindo apoio para parar a motosserra. O nefasto trabalho de poda estava sendo executado pelo Sr. José Regino e equipe. Consegui falar com o Sr. Fábio de Paula, da Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura Municipal e ele me autorizou a dar uma assistência técnica de emergência no local. Consegui parar o serviço da motosserra (que causa terríveis estragos ecológicos na mão de pessoas despreparadas) e dei explicações simples e práticas ao Sr. Regino. Ficou combinado não estragar mais árvores (salvei algumas) e voltar na quarta-feira para melhorar um pouco o serviço mal feito e fora de época.
Considerando o elevado espírito ecológico reinante em PTC, com a existência de cursos de Agronomia, Agronegócios, Biologia, Técnico Agropecuário, e inúmeras firmas e organizações ligadas ao agronegócio como o IEF, CODEMA, Secretaria de Agricultura, EMATER, DAEPA, IMA, EPAMIG, COOPA, e outras cooperativas sugiro aos colegas Eng° Agrônomos, Florestais, Técnicos Agropecuários, Biólogos e todos ligados à Ecologia que colaborem, fiscalizem e dêem assistência técnica mesmo gratuita, à todas as atividades relacionadas ao Meio Ambiente em PTC e região.
Em tempo – a castanheira dominante (árvore plus), na esquina da praça, em frente à Escola Honorato Borges, merece se tornar “Árvore Imune de Corte”, ao lado de tantas outras na Pa. Santa Luzia, Av. Faria Pereira e em outros locais conforme nosso modesto trabalho “Patrocinius’ Ecology”.
______________
*Eng° Agr°, Reflorestador, Conveniado COOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário