terça-feira, 22 de junho de 2010

O TAU DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Anonymous*


O “T” é a última letra do alfabeto hebraico e a décima nona do alfabeto grego.
No livro do Profeta Ezequiel (9,4), é signo bíblico, marca que os justos carregavam na testa, para protestar contra abominações e idolatrais em Jerusalém. No livro do Apocalipse (7,2-3; 9,4), o Tau é apresentado como sinal de redenção e libertação do extermínio.
O Papa Inocêncio III dá o significado do Tau, pela semelhança com a cruz, como pertença e sinal da verdadeira fé em Jesus Cristo Crucificado.
São Francisco, devotíssimo da Santa Cruz, adotou o Tau, e o recomendou por palavras e por escrito de próprio punho nas cartas que enviava (LM IV 9). São Francisco usava constantemente o Tau como forma de bênção.
Frei Pacífico viu na fronte de Francisco um grande Tau a iluminar-lhe o rosto. No Sacro Convento de Assis (Itália) conserva-se um Tau desenhado por São Francisco na bênção que escreveu a Frei Leão. Na capela da Madalena, em Fonte Colombo, Rieti (Itália), existe um Tau atribuído pela tradição a São Francisco.
Ao Tau atribui-se a certeza da Salvação, sinal de Esperança, símbolo de conversão permanente – fazer-se próspero (ter amizades, riquezas e saúde). O Tau contém ainda o signo da Penitência dos filhos de Deus, exigência de uma missão e marca dos que respondem Sim ao chamado de Deus para criar uma Sociedade Nova, com seus fundamentos no Amor, na Paz e no Bem.

__________________
*Colaboração do Eng° Braga e Zenaide à valorosa comunidade monoteísta de PTC. Conveniado COOPA – (34)3832-4406 e 9144-7910.

Nenhum comentário:

Postar um comentário