sexta-feira, 18 de junho de 2010

JABUTICABEIRAS

Eng° Agr° Braga*


Botânica – a jabuticabeira, da família das Mirtáceas, a mesma dos eucaliptos, jambeiros, jamelão, goiabeiras, etc, também é conhecida como jaboticaba ou jabuticabeira – preta. Atinge de 10 a 15 m de altura, tronco liso de 30/40 cm de diâmetro. É uma planta perenifólia (evergreen), heliófita e seletiva higrófita (agradece a irrigação). Produz grandes quantidades de frutos. Floresce geralmente duas vezes/ano, em jul/ago e nov/dez. Os frutos amadurecem em ago/set e em jan. As flores e frutos são afixados no caule. É de crescimento lento, demorando de 8 a 10 anos para iniciar a frutificação. Após a frutificação fazer a poda de limpeza, tirando os galhos secos e o excesso de galhos finos, para maior aeração e facilidade de colheita dos frutos. Ocorre em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e de São Paulo até o Rio Grande do Sul, principalmente na Mata Atlântica.
Usos – a madeira é empregada para tabuado em geral, confecção de móveis, construção civil e lenha. Os frutos são muito saborosos, rivalizando tanto com a Lichia (China Comunista) como com o Frutilho (Canadá e EE.UU). As jabuticabas, especialmente as de Patrocínio, MG, são muito saborosas, tanto para o consumo ao natural como na forma de doces, geléias, licores e aguardentes. A árvore é bastante ornamental, usada no paisagismo em geral e nos pomares de chácaras, sítios e fazendas, nos locais mais frescos e úmidos.
Onde Encontrar Jabuticabeiras – já saboreei as jabuticabas em Campinas, SP, no Clube de Campo da Rhodia, onde estive fazendo um levantamento cadastral para declarações INCRA, ITR e avaliação do imóvel. Em Sabará, na Região Metropolitana de BHZ. Os pés são alugados por dia para os turistas (o mesmo pode ser feito em Patrocínio, atraindo mais turistas). Em Arinos no Dormitório Pinheirense (jovens empresárias Raquel e Valéria Lima). Em Urucuia no Hotel Costa dos simpáticos proprietários Dina e José Augusto. Em Abaeté, MG, na Rua Francisco Campos, bairro Pau d’Óleo. Em Guimarânia, na Fazenda Serrote, da simpática anciã Luzia Nunes Caixeta, minha cliente, de 85 anos de idade e em sua casa em PTC, à Rua Rio Branco. Também na casa da Srª Ione Sucupira, à Rua Rio Branco, onde cuido de suas jabuticabeiras. Na casa da Dalci Cabeleireira, no bairro Marciano Brandão. Na casa da ambientalista Magda Novaes, Rua Presidente Vargas, Centro, onde há um belo pomar doméstico com árvores centenárias, muito bem cuidado pela simpática proprietária. Algumas das árvores citadas já foram sugeridas por mim, por seu porte, raridade, idade e beleza para serem declaradas “Imunes de Corte” pelo poder público competente (Câmara dos Vereadores).

________________
*Reflorestador, Conveniado COOPA – 3832-4406, 9144-7910

From: H. Lorenzi – Enciclopédia de Plantas Brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário