sexta-feira, 18 de junho de 2010

QUINOA REAL – ALIMENTO SAGRADO DOS INCAS

Eng° Braga*


A Quinoa ou Quinua é um grão utilizado há milênios pelas culturas Andinas da América do sul e hoje mundialmente reconhecido pelo seu alto valor nutritivo e funcional.
Na tradicional cultura dos Incas, a Quinoa (Chenopodium quinua Wild) era conhecida como “Alimento Sagrado” ou “Mãe de Todos os Grãos”, e foi consumida durante séculos como base da alimentação diária por pessoas de todas as idades. O solo e as condições climáticas do Andes, com suas grandes altitudes e baixas temperaturas, propiciam o desenvolvimento de sementes de qualidade superior, a chamada Quinoa Real originária dos altiplanos da Bolívia.
Com a crescente difusão e conhecimento da Quinoa e de suas excepcionais propriedades, o grão passou a ser reconhecido em várias partes do mundo. Hoje a sua comercialização e consumo são consagrados em muitos países, incluindo mais recentemente o Brasil. A Quinoa é considerada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o “melhor alimento de origem vegetal para os seres humanos”.
Esta aceitação globalizada teve um embasamento científico e experimental, contando com resultados de importantes Centros de Pesquisas e Universidades, órgãos governamentais de vários países, e até recomendações de organizações internacionais como a ONU, UNICEF e o Programa Mundial de Alimentos (WFP). Além disso a Quinoa também foi utilizada pela NASA como parte da dieta especial da tripulação em missões espaciais de maior duração. É um alimento excelente para pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos. Experimente a Quinoa, o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. Além de todos os benefícios, a Quinoa é um alimento muito prático, versátil e de fácil preparo. Com ela pode-se preparar uma série de receitas e combinações saborosas e nutritivas para toda a família!



A Quinoa Real não tem glúten, contém aminoácidos essenciais. Também contém ácidos graxos poliinsaturados, ômega 3 e ômega 6 (presentes naturalmente). O seu excelente valor nutritivo só é comparado ao do leite materno. É o alimento mais completo do planeta superando as carnes, peixes, leite de animais e ovo.
A Quinoa é fonte de proteína de alto valor biológico (23%), pois contém todos os 20 aminoácidos que o corpo necessita, dos quais 10 são essenciais (aminoácidos que não são produzidos pelo organismo). Entre estes, destacam-se em níveis altos, a metionina e a lisina, que melhoram a imunidade, a capacidade de aprendizagem e a memória. Excelente alimento para quem pratica exercícios físicos e busca um corpo mais bonito.
Além de ser fonte de proteína de alta qualidade, é pobre em gordura, fonte de energia (carboidrato) e possui quantidades significativas de fibras, ferro e cálcio quando comparada a outros tipos de cereais.
Na carta de Pêro Vaz de Caminha (Certidão de Nascimento do Brasil, de 1º/mai/1500) em que a Ilha de Vera Cruz foi “achada” e tomada posse (não “descoberta”, pois já era conhecido desde 1350) lê-se: “As águas são muitas, infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar dar-se-á nela tudo; for causa das águas que tem”. A EMBRAPA poderia introduzir a Quinoa nas regiões de clima frio, semelhante aos Andes Bolivianos, por exemplo, Maria da Fé (terra da Oliveira), na Serra da Mantiqueira no Sul de Minas, São Joaquim, SC (a terra das Macieiras) e Serra Gaúcha (a terra das Videiras).
A Quinoa é nutritiva e muito fácil de preparar. Os flocos estão prontos para serem consumidos e podem ser adicionados no café da manhã, acompanhando frutas, leite e iogurtes. Seu uso é adequado para o consumo diário também na forma de sopas, mingaus ou batido como shakes e sucos.
Visitando a hermosa, caliente, límpia e rica Sucre, a capital da Bolívia (onde funciona a Suprema Corte), tivemos a oportunidade de ver a forte influência da arquitetura espanhola. Sucre é também uma cidade agradável, pacífica, aristocrática e elegante (orgulho de todos os bolivianos). Es la ciudad de los quatro nombres: La Plata, Charcas, Chuquisaca e Sucre. No período colonial era também conhecida como a “The Athens of America”. Foi fundada em 1538, pouco antes da fundação da Capital Mundial da Prata também na Bolívia ou Alto Peru.
De Sucre subimos de ônibus, por dentro e acima das nuvens, para Potosi, a riquíssima capital mundial da prata. No caminho, vimos altiplanos belíssimos entre 3000 a 4000 m de altitude, com plantações de Quinoa, que parecem os nossos plantios de sorgo. A Quinoa é uma pseudo-gramínea da família das Quenopodiáceas, com seus cachos vermelhos do precioso grão. Potosi é considerada a segunda cidade mais alta do mundo, com a incrível altitude de 4020 m.s.n.m. Foi fundada em 1545 logo depois da descoberta da prata no famoso Cerro Rico (Rich Hill). Ficamos em um bom hotel no centro histórico e nos chamou atenção as línguas informativas para os turistas: russo, alemão, francês, inglês e castellano. Havia também um grande relógio/termômetro com a escala até -25°C (negativos). Sucre e Potosi são desconhecidas dos brasileiros e bolivianos em geral (difícil acesso).
Durante o almoço com os jovens professores da famosa universidade local, nos foi servida uma deliciosa sopa de Quinoa, muito nutritiva.
Potosi produziu, e ainda continua produzindo, tanta prata e outros metais, que foi calculado que poderia ser construída uma ponte de prata de 1 m de largura ligando-a à Madrid, España.
Como conhecemos 42 países em todos os 6 continentes, e especialmente a Bolívia, onde já fomos 10 vezes em viagens turísticas, fazendo inúmeros amigos, afirmamos que a Bolívia tem “una loca geografia” e é um dos países mais interessantes do mundo, com uma incrível diversidade cultural e agroecológica. Tem tudo que o mundo tem, inclusive Marinha, sem ter mar. Como estamos divulgando Patrocínio all over the world afirmamos que PTC vale um Potosi, isto é, PTC “is as rich as Potosi”.
Pobre e rica Bolívia, o presépio dos Andes... (to be continued soon)

_________________
*Guia de Turismo Internacional. Prêmio “Maison du Tourisme de Québec”, Can, conveniado COOPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário