terça-feira, 22 de junho de 2010

COSTA RICA E PANAMÁ (ACARPA)

Patrocínio, MG 31 de março de 2010


Às
Autoridades Cafeeiras da Costa Rica e Panamá


Com os nossos cumprimentos, apresentamos o Engenheiro Agrônomo e Economista Rural (Master of Science), Geraldo Rodrigues Braga, graduado e pós-graduado pela conceituada Universidade Federal de Viçosa, MG, Ex-Professor Assistente das Faculdades de Agronomia e Engenharia Florestal, Professor de Administração, Política e Legislação Florestal e Silvicultura, Fazendeiro e Produtor Rural, Credenciado junto à CODEMA, COOPA, INCRA, ITR, IEF, IBAMA, etc. e Guia de Turismo Internacional, dentre outros.
O Eng° Braga está em viagem técnica e de pesquisas agroecológicas e fitogeográficas à Costa Rica, Panamá e outros países da América Central, objetivando contato técnico com cooperativas, centros de pesquisas e produtores de cafés, feiras, etc.
Ele estará apresentando material técnico e informativo sobre Patrocínio e região, situada no Estado de Minas Gerais, no “Bioma Cerrado”, sendo a primeira região produtora de café demarcada no Brasil, segundo decreto do Governo de Minas Gerais, desde abril de 1995.
São 55 municípios abrangidos, localizados no Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, apresentando padrão edafoclimático uniforme e possibilitando a produção de cafés de alta qualidade.

Para a produção de café, são recomendadas áreas com altitude variando entre 800 e 1.300 metros, podendo ser dotadas de irrigação em função do regime de chuvas. As variedades utilizadas obrigatoriamente são da espécie Coffea arabica.
Em 2005, foi reconhecida como a primeira Denominação Geográfica de Café do Brasil e do Mundo, segundo normas da OMPI – Organização Mundial de Propriedade Intelectual, ganhando, assim, "status" semelhante às mais famosas regiões produtoras de queijos e vinhos do mundo.
Na oportunidade, solicitamos suporte ao Eng° Braga para que ele possa desenvolver o trabalho a que se propõe, visto ser profissional competente, e com certeza será relevante para nossa região.
Desde já fazemos nosso convite para conhecer o “Cerrado Mineiro” especialmente sua capital, a bela, rica e amistosa Patrocínio. Anexo nosso material informativo e uma pequena lembrança (regalo).
Sendo o que nos apresenta para o momento, agradecemos antecipadamente a atenção dispensada, nos despedindo com protestos e apreço e consideração.
Atenciosamente,
Marcelo Queiroz
Presidente

Viagem realizada durante 35 dias com pleno êxito com está excelente apresentação da ACARPA, pequeno material informativo da COOPA e postais de Patrocínio fornecidos pela Vereadora Marta Elias.
Itinerário – PTC, SAO, Bogotá (Colômbia), Ciudad de Panamá, Santiago, David, Paso Canoas, BsAs, Cartago, San José, Turrialba, Heredia, San Pedro (Icafe), Libéria, El Amatillo, Granada, Manágua, Parque Nacional Volcán Masaya, Masaya, Léon, Playa Paneloya, Chinandega, Peñas Blancas, Tegucigalpa, Valle de Angeles, Sta Lucia, San Pedro de Sula, Ruínas de Copán, Sítio Arqueológico de Copán, fronteira com Guatemala, Ciudad de Guatemala, Antigua, fronteira com El Salvador, Rota de las Flores, San Salvador, fronteira com Honduras, Manágua, San José, Ciudad de Panamá, Bogotá, SAO, PTC.

Total percorrido por avião, ônibus internacionais e interdepartamentais, vans e táxis intermunicipais – aproximadamente 14.300 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário