terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PÉROLAS DA CULTURA ÁRABE

"Falasse eu a língua dos anjos
E não tivesse caridade,
Seria como o metal que soa,
Ou como o sino que tine,
Nada seria!...
Nada seria!...
Tivesse eu o dom da profecia,
E toda a ciência;
De maneira tal que transportasse os montes
E não tivesse caridade,
Nada seria!...
Nada seria!...
Distribuísse todos os meus bens para o sustento dos pobres,
E entregasse o meu corpo para ser queimado,
E não tivesse caridade,
Nada seria!...
Nada seria!...

Se os meus amigos me fugirem, muito infeliz serei, pois de mim fugirão todos os tesouros.

O encanto da vida depende unicamente das boas amizades que cultivamos.

A boa amizade é para o homem o que a água pura e límpida é para o beduíno sedento.

E, ao fim, quando baixei novamente à planície e da planície, após, desci aos vales meus, meus olhos viram, num deslumbramento, que também nas planícies e nos vales, em tudo, estava Deus.

Glória ao Líbano, o país dos cedros,
E ao Brasil, o país das águas!


O número sete foi sempre, para todos os povos, muçulmanos, cristãos, judeus, idólatras ou pagãos, um nº sagrado, por ser a soma do nº três (que é divino) com o nº quatro (que simboliza o mundo material), por exemplo:
Sete as portas do Inferno;
Sete os dias da semana;
Sete os sábios de Grécia;
Três os oceanos, mas sete são os mares;
Sete os planetas;
Sete as maravilhas do mundo antigo e moderno.

Que importa a vida da gente,
Se a gente, por mal ou bem,
Vai vivendo simplesmente
A vida que a gente tem?

Deixa voar bem alto a Fantasia:
Sem ilusões a vida que seria?

A Saudade é calculada
Por algarismos, também:
Distância multiplicada
Pelo fator querer-bem.
Saudade, velha canção
Saudade, sombra de alguém,
Que os tempos só levarão
Se me levarem também!


Em nome de Deus, Clemente e Misericordioso!
Louvado seja o Onipotente, Criador de todos os mundos!
A misericórdia é em Deus o atributo supremo!
Nós Te adoramos, Senhor, e imploramos a Tua divina assistência!
Conduze-nos pelo caminho certo! Pelo caminho daqueles que são esclarecidos e abençoados por Ti!”

From the wonderful best seller Malba Tahan’s O Homem que calculava, 43ª Edição.
PTC, Xtmas 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário