terça-feira, 1 de dezembro de 2009

BRÉSIL – THE ECONOMY IN 2009


Geraldo R. Braga*


Com as drásticas transformações econômicas mundiais, há necessidade de diversificar as aplicações para reduzir os riscos em 2009. O investidor deve ter um objetivo claro e acompanhar as oscilações do mercado. Necessário um pouco de ousadia e diversificação das aplicações para alcançar uma boa rentabilidade.

Caderneta de Poupança – para aplicações ≥ R$200,00 há melhores alternativas que a poupança. Rendimento em 2008 – 7,90% (baixo). A taxa Selic era de 13,75% a.a. em dez/08 (a mais alta do mundo), com juros reais de 7,6% a.a. Inflação IPCA 08 – 5,90%.

Fundos DI e Renda Fixa – aplicações lastreadas por títulos públicos e privados. Atenção às taxas de administração cobradas pelos bancos. Fuja de fundos com taxa administrativa > 2% a.a. Em 2008 – rentabilidade média de 12% a.a. (boa).

CDBs – Certificados emitidos pelas instituições financeiras para levantar capital. Uma das aplicações mais atraentes do momento. Aplique em grandes bancos, públicos ou privados. Rendimento – 11,83% a.a. em 2008.

Ações – parcela de participação numa empresa. Evite ações de empresas novatas na Bolsa. Grandes oscilações esperadas para este ano. Índice Bovespa – 37.550 pontos em dez/08. Queda ou prejuízo de 41,22% no último ano. Diversifique. Aplicação à médio/longo prazo, no mínimo 2 anos.

Fundos de Ações – tem a maior parte de seus recursos aplicada em ações. Tem boas chances de voltarem a ser um dos investimentos mais rentáveis em 2009. Arriscadas no curto prazo.

Fundos Multimercados – opte ou invista apenas em títulos públicos e em ações de grandes empresas.

Dólar – caso tenha viagem programada compre dólares aos poucos, aproveitando movimentos de baixa. Investimento altamente arriscado. Foi a “zebra” de 2008, com 22,61% de valorização (dólar paralelo).

Ouro – investimento certo em horas incertas. Preferido pela comunidade judia. No Gênesis (13:2) lê-se que Abraão, o Patriarca das religiões Judáica, Católica e Islâmica, era um dos homens mais ricos do mundo no seu tempo “e Abraão era muito rico em gado, prata e ouro”. Grande valorização em 2008 – 32,13%.

Carros – preço dos usados caiu bastante. Comparar minuciosamente as taxas de juros cobradas nos financiamentos. Fuja dos juros compostos.

Imóveis – o comprador ganhou poder de barganha para obter um bom desconto ou conseguir maior prazo. Em relação à imóveis rurais procure regiões novas de fronteiras agrícolas, com infraestrutura em implantação, terras baratas, gás de petróleo e incentivos da SUDENE como é o caso do Noroeste Mineiro, especialmente Arinos e Urucuia. Preços de terras à partir de R$500,00/ha. A SUDENE atende pessoas físicas e jurídicas nos setores rural, industrial, agroindustrial, turístico, comercial e de prestação de serviços. Projetos de café, fruticultura, bovinocultura, caprinos, piscicultura, reflorestamento, etc. Para reflorestamento juros de 4,25% a.a. com até 20 anos de prazo e 8 de carência. O eucalipto é o melhor investimento do momento , com alta rentabilidade, liquidez e segurança. É um cheque à vista. O apagão florestal já se faz sentir. A fome por carvão vegetal, madeiras e derivados só deve aumentar à médio/longo prazo.

_______________
*Eng° Agr°, MS e Técnico em Transações Imobiliárias – (34)3832-4406.


From Revista Veja, Jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Estado de Minas e O Tempo (BHZ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário