quinta-feira, 17 de março de 2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

BOLSA VERDE V

Em fev p.p. mantivemos contato com o Eng. Agrº Marcelo Araki, da Diretoria de Desenvolvimento e Conservação Florestal (Programa Bolsa Verde IEF) na Cidade Administrativa em BHZ e encaminhamos ao Sr. Leonardo Diniz as sugestões resumidas à seguir:

Favor informar: qual o nº. de processos individuais e coletivos protocolados em 2010? Qual a área total onde foi solicitado o benefício? A verba disponível é suficiente para todos os pedidos? A liberação do incentivo 2010 será em abril? O protocolo de novos processos será reaberto em junho? Qual a verba prevista a ser liberada aos posseiros e proprietários este ano? Quando ocorrerá a liberação dos processos 2011? Há estudos para a fundação do Instituto Ambiental de Minas Gerais? Quais os órgãos a serem fundidos com o IEF?

Ao lado das sugestões já apresentadas em relação à Faz. Serrote, Guimarânia, encaminho também as seguintes conforme troca de idéias com o Eng. Marcelo Araki, referentes ao Formulário 1:

2. Identificação da Posse ou Propriedade:

Depois do CCIR (INCRA) incluir também o NIRF (ITR).

Incluir 10 linhas no programa para que até 10 matrículas do mesmo imóvel tenham somente um protocolo. Tenho cliente em Salitre de Minas, Patrocínio, que tem 8 matrículas em apenas 105,00 ha.

4.3. Dimensão Total da Cobertura Vegetal de Acordo com o Mapa – 67,32 ha (área a ser preenchida pelo técnico elaborador, de acordo com o interesse do posseiro ou proprietário).

5. Enquadramento nos Critérios – deverá ser preenchido pelo técnico com visto do posseiro/proprietário também na página 1.

Sugiro liberar o incentivo primeiro para os imóveis pequenos (até 4 MF) desde que a documentação esteja em ordem na hora do protocolo. A vistoria, caso seja necessária, seria feita no período de 5 anos de duração do contrato. A vistoria em campo seria feita primeiro nos 10% dos imóveis com solicitações maiores em termos monetários. Por exemplo – Patrocínio e região deverão ter uns 400 pedidos este ano. Selecionar 40, ou vistoriar todos com pedidos acima de 75,00 ou 100,00 ha. Nos imóveis médios ou pequenos selecionar por sorteio ou ao acaso (at random), 5 a 10% para serem vistoriados.

Desejo participar do próximo treinamento ou curso prático sobre Reserva Legal. Sugiro incluir também o Bolsa Verde no treinamento.

Agradecendo antecipado sua atenção e resposta, fico mui atenciosamente,

________________________

Eng. Rodrigues Braga

(34)3832-4406, 9144-7910

Anexos:

1. Bolsa Verde em Guimarânia, MG.

2. Bolsa Verde IV.

3. Formulário 1, Faz. Serrote, preenchido e assinado.