quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DOENÇA DA VACA LOUCA

Geraldo Braga*

Visando a preservação da Encefalopatia Espongiforme Bovina (“doença da vaca louca”) no Brasil, comunicamos que, de acordo com a legislação vigente*, é proibido, em todo o território nacional, a produção, a comercialização e a utilização de produtos destinados à alimentação de ruminantes que contenham em sua composição proteínas e gorduras de origem animal.
Incluem-se nesta proibição a cama de aviário, os resíduos da criação de suínos, como também qualquer produto que contenha proteínas e gorduras de origem animal.
Criador, faça a sua parte, seja patriota. Evite colocar em risco a boa situação sanitária do Brasil, um dos maiores exportadores de carne do mundo.

* Instrução Normativa Ministerial nº 8/04 e www.agricultura.gov.br. Informações Loja Agroveterinária Cooperativa Agropecuária de Patrocínio – COOPA – (34)3832-7550, Sindicato Rural e IMA.
________________
*Engº Agrº, Conveniado COOPA

Publicado Informativo COOPA, out/08.


Informe-nos assuntos de seu interesse: Reforma Agrária Democrática x Comunista, Eucaliptos e MST, Eucaliptos - A Riqueza do Brasil, Patrocinius’ Ecology, Ecologia, Efeito Estufa, Reciclagem, Os “3Rs”, Cultura do Eucalipto, Reflorestamentos, Leucena, Cerrado e Amazônia, O Alto Paranaíba, Poluição do Ar, Biocombustíveis, Terras Devolutas, Transposição do Rio São Francisco, Fronteira Agrícola, Quebrando o Ciclo da Pobreza, CCIR, ITR, ADA, Fusos Horários, Turismo Ecológico, Atestado de Procedência do Café do Cerrado, Doença da Vaca Louca, A Eleição do Papa João Paulo II, Muçulmanos ou Islamitas, PTC – Programa Municipal de Governo, etc. Autorizamos a publicação no todo ou em partes desde que citado o autor.

ENRIQUECER – AMBIÇÃO DE MUITOS, E REALIZAÇÃO DE POUCOS

Dr. Lair Ribeiro


Finalidade e objetivo de querer ser rico: partilhar a própria prosperidade com a família, com os amigos e com o mundo. Partilhe sua experiência, sua sabedoria, sua prosperidade com o mundo. Vibrações e ações generosas e positivas. Proporcionam um ganho permanente.

Não basta ser rico somente, é preciso espalhar a prosperidade pelo mundo.

A prosperidade começa a entrar na sua vida quando você faz as pazes com o dinheiro, a partir do momento em que você sustenta sua vida no seu tripé fundamental: saúde – riqueza – amizade. Este tripé sustenta e fecha a engrenagem de uma vida plena.

Amigos são necessários para que você possa partilhar sua riqueza.

Saúde + riqueza + amigos = bem estar. Isso lhe trará energia suficiente para produzir mais riqueza e usufruí-la com os que ama.

Nunca se pode fortalecer o fraco enfraquecendo o forte. Fortalece-se o fraco fazendo-o mais forte.

Qual o seu verdadeiro desejo? – Descubra em si mesmo aquilo que organizará e orientará seus sentimentos, para que você possa atingir plena disposição, saúde, alegria e vigor para gozar uma nova vida.

O que o diferencia da média? – O que você fez ou faz que é notado pelos outros e por você mesmo como um diferencial? Em que você se sai melhor?

Qual a sua missão neste mundo? – Viemos com uma missão a cumprir. Descubra o que você quer fazer para fazer a diferença.
O autoconhecimento se transmutará em emoção, a força que atrai e impulsiona o homem, e lhe trará sentimentos elevados que revitalizarão sua motivação para viver mais e melhor. Seus atos tenderão a agregar valores cada vez melhores à sua vida, sua auto-estima crescerá e florescerá como nunca e frutificará na forma de amor, que emanará de você para todos à sua volta.

Incorporando a consciência da prosperidade – Prosperidade é um sentimento muito maior que riqueza, englobando todos os aspectos positivos da vida, como saúde, amizade, paz, tranqüilidade e, até mesmo a riqueza.
Entendendo a roda da abundância – Prosperidade é usar a riqueza para o seu bem-estar e o dos outros.

Pessoas prósperas – Doam e recebem com a mesma facilidade. São aquelas pessoas capazes de gerar prosperidade para si e para os outros.

Ninguém pode prosperar enquanto não aprender que arar a terra é tão digno quanto escrever um poema. Broker Washington.

Declarar – Vozes internas positivas nos impulsionam, nos dão ânimo, nos fazem fortes para declarar somente coisas boas, manifestar riqueza, fortuna e tranqüilidade.

Tudo o que você fala ou pensa, mais cedo ou mais tarde, voltará para você, pelo menos, em dobro. Portanto, declare e manifeste felicidade, abundância, competência, coragem para você e para o mundo!

Declarar positivamente atrairá coisas positivas!

Declarações e pensamentos proferidos no presente:
a) Sou a força criadora da minha vida.
b) Sou responsável por criar a minha própria riqueza.
c) Sou o resultado dos meus pensamentos.
d) Sou competente para fazer a roda da abundância girar mais rapidamente em minha vida.
e) Sou um ser abundante e próspero que vive em um universo potencialmente abundante e próspero.
f) Sou os meus pensamentos em ação.
g) Tudo o que faço ou penso cria fartura, riqueza, para mim e para os outros.

Pense, fale, manifeste, declare-se e siga positivamente seu caminho em direção à prosperidade. A quantidade da sua riqueza depende da qualidade de seus pensamentos.

Magnetismo, a força que mantém as galáxias unidas – Se você estiver alinhado com sua finalidade na vida, fazendo aquilo de que gosta, porque gosta no ritmo de seus desejos, de sua fé, sua atratividade terá uma força inimaginável. As pessoas à sua volta sentirão a força que emana de você. A riqueza também não resistirá e será atraída por pensamentos de abundância e prosperidade.

Solicitar – Pedi e recebereis. Quanto maior sua solicitação, maior sua habilidade de gerar ação no mundo. Solicitação gera poder.
Pedir é fundamental. Se não pedimos, como podemos esperar receber algo? Saber pedir é a outra chave do resultado positivo.

Arriscar – É o que diferencia ganhadores dos perdedores. Para arriscar precisa ter clareza e objetividade em seus pensamentos. É o risco calculado!

Consciente do que se deseja, arriscar será uma ousadia bem recompensada.

O momento é agora. Comece a criar imagens que farão de você feliz e rico no futuro. Ponha-se em movimento. O universo saberá recompensa-lo.

Arriscado é encarar a vida sem educação nem treinamento financeiro e sem o conhecimento necessário da realidade que nos cerca.

Agradecer – A gratidão é a mãe de todas as virtudes.

THE ELECTION OF THE POPE JUAN PABLO II

Geraldo Braga*



Nunca, em toda a história da Igreja Católica (Universal), Apostólica, Romana, uma eleição produziu resultados tão surpreendentes para todo o mundo como foi a de João Paulo II.
A profecia sobre o novo Papa eslavo, ou da Cortina de Ferro, foi prevista pelo grande escritor e romancista australiano Morris West em sua magistral obra “The Shoes of the Fisherman” em 1963, portanto 15 anos antes da eleição do cardeal Karol Wojtyla. Após 456 anos de Papas italianos, quebrou-se a seqüência com um Papa polonês, atualmente um alemão e esperamos nós, na próxima eleição, seja um asiático ou brasileiro dado que o Brasil é o maior país católico do mundo.
João Paulo II ao ser eleito, tornou-se o Bispo de Roma (Bishop of Rome), Vigário de Jesus Cristo na Terra, Sucessor do Príncipe dos Apóstolos, Supremo Pontífice da Igreja Universal, Patriarca do Ocidente, Primaz da Itália, Arcebispo e Metropolita da Província Romana, Soberano da Cidade Estado do Vaticano (o menor país do mundo, com área de apenas 44 ha).
Sendo eleito Papa, é o legítimo herdeiro do Trono de Pedro e usando o Anel do Pescador é o Porta-Voz do Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra. Também é o Pontífice Máximo ou Pastor Supremo (Pontifex Maximus or Supreme Pontiff) e sob orientação e guia do Espírito Santo é o Alfa (princípio) e o Ômega (fim) de toda a Santa Igreja conforme nós cristãos recitamos aos domingos no “Credo” ou profissão de fé (Símbolo Niceno-constantinopolitano). O Papa também se considera servo de todos os servos de Deus, mesmo daqueles que não o reconhecem como Bispo da Cidade Eterna. É também o único pastor ou religioso a usar a Tríplice Tiara, tornando-o Príncipe sem Fronteiras, e podendo dar a benção “Urbi et Orbi” (to the City of Rome and to the World), toda quarta-feira de manhã na Praça de São Pedro, no Vaticano.
O título “Papa” significa “pai”. Reinado mais curto – Stephen II, que no ano de 752 reinou apenas 3 dias. O mais longo – Papa Pio IX, que reinou por 31 anos, de 1846 a 1878.
Benedictus IX (1032) – o Papa mais jovem – 15 anos.
Papa Celestine II (1143) tinha 85 anos quando começou a reinar.

__________________
* Economista Rural, Magister Scientiae (MS)

Já tivemos Papas da Grécia, Síria, Dalmácia e Trácia, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Holanda, Inglaterra, etc.
A atual Basílica de São Pedro, a maior do mundo, foi iniciada em 1506 e abençoada em 1626. O Vaticano, com o status de Cidade-Estado, envia Núncios Apostólicos e recebe embaixadores de todos os continentes, tem língua oficial (latim), cunhagem própria de moedas e selos e mala diplomática (correio próprio).
São Pedro estabeleceu sua Sé em Antioquia (Turquia) e depois a transferiu no ano 42 para Roma, onde sofreu o martírio na cruz em jun/67.
São Pedro o “Abençoado Apóstolo Pedro, em cuja cadeira seu poder sobrevive”. Desta data em diante o Bispo de Roma poderia falar ao mundo com a autoridade do próprio Cristo.
Com a invasão da Itália pelos Hunos, comandados por Átila, Roma só não foi queimada e destruída pela intervenção do Papa Leo I, ou Leo, o Grande, eleito em 440. Foi ele o 1º Papa a conferir a Roma o privilégio do Primado da Igreja por ser o Bispo de Roma (ou do Vaticano), o sucessor direto do Príncipe dos Apóstolos (Pedro). Santo Leo I, o Grande, se auto denominou “Pontifex Maximus” ou “Supreme Pontiff”. Houve cinco grandes Patriarcados: em Jerusalém, Alexandria (Egito), Antioquia (Ásia Menor), a nova capital do Império Romano – Constantinopla e Roma. Observar que quatro destes cinco Patriarcados estavam no meio leste do Império Romano: somente Roma pertencia ao oeste. Os Patriarcas do leste rejeitaram o privilégio de Roma e isto foi o começo da divisão entre a Igreja Cristã do oeste (a Igreja Romana ou Latina) e a Igreja Cristã do leste (a Igreja Ortodoxa, por exemplo a Ortodoxa Grega e a Ortodoxa Russa) que terminou com a Cisão ou Cisma de 1054 (Papa São Leo IX).
A Capela Sistina (Sistina significa “de Sixtus”), foi construída pelo Papa Júlio II. É famosa em todo o mundo principalmente pelo modo que Júlio II a decorou, especialmente o “Last Judgement” (o Último Julgamento), de Michelângelo. É a Capela privada dos Papas e é lá que se notifica o resultado da eleição de um novo Papa. Os Museus do Vaticano foram iniciados ao tempo da pintura da Capela Sistina.
O Papa Bento XV (1914 a 1922) tentou evitar a I Guerra Mundial. Publicou o Direito Canônico. É o “pai da Europa”.
Em 1929 acordo entre o Papa Pio XI e Musolini – Tratado de Latrão (Lateran), estabeleceu a Cidade do Vaticano como um estado livre enquanto a Santa Sé reconheceu Roma como a capital da Itália.
Bento XVI – o atual Papa reduzirá o tamanho do governo da Santa Sé. Tem aversão à burocracia. Nasceu em Marktl am Inn, ao sul da Alemanha. Era chamado de Panzerkardinal no comando da Congregação para a Doutrina da Fé, no tempo de João Paulo II.
Apesar da suntuosidade do Vaticano, onde visitei duas vezes, a primeira vez em maio de 1981, logo após o atentado na Praça de São Pedro, João Paulo II vivia com simplicidade e repartiu parte dos fundos do Vaticano com os pobres, inclusive do Brasil (favelados do Espírito Santo por exemplo). Vestia-se com simplicidade, como um camponês, quando estava de férias de verão em Castelgandolfo, nas cercanias de Roma. Conta-se que uma vez, logo após ser eleito, encontrou-se com um grupo de jovens estudantes que estavam passeando pelas montanhas. Então ele lhes deu a benção apostólica e um dos estudantes lhe perguntou quem ele era. Ele disse que era o Papa João Paulo II. Um estudante disse “Se o Sr. é o Papa eu sou Napoleão Bonaparte”. Continuaram seu passeio e logo depois o grupo de estudantes voltou e recebeu novamente a benção do “camponês”, ao saber que realmente o Papa se encontrava passeando por aquelas montanhas.
Prova de sua popularidade foi a multidão interminável para lhe dar o último adeus no Vaticano. Uma faixa chamou minha atenção “Santo Subito”. Realmente devemos ter em breve um novo bem aventurado e depois mais um santo em nossos altares. Sua influência foi decisiva na queda do Muro de Berlim e no desmoronamento da União Soviética e países satélites (Pacto de Varsóvia) e consequentemente no fim do Comunismo na Europa Oriental. Também foi por sua intermediação que se evitou a guerra Argentina X Chile pelo Canal de Beagle.
Ásia – tem 3,5 milhões de habitantes sendo 22,0% mulçumanos, 21,5% hinduístas, 9,5% budistas, apenas 106 milhões de católicos – 3,0% e outros – 44,0%.
Curiosidades sobre alguns Papas:
São Leo, o Grande (ano 440).
Gregório V (996) – o 1º Papa alemão .
Adriano IV (1154) – o único Papa inglês.
Inocêncio III (1198) – Concílio de Latrão em 1215.
João XXI (1276) – Portugal.
Clemente V (1305) – França.
Alexandre VI (1492) – O Papa do Tratado de Tordesilhas, evitando a guerra Espanha X Portugal pela posse das novas terras achadas ou a serem achadas a oeste da Europa.
Julio II (1503) – apogeu do Império Português.
Adriano VI (1522) – Holanda.
Papa Leão XXIII (1878) – O Papa da Justiça Social, encíclica Rerum Novarum (sobre las cosas nuevas) de grande repercussão mundial – União dos trabalhadores, aumento do número de pequenos proprietários agrários e a limitação das horas de trabalho.
Pio XII (1939) – o Papa da II Guerra Mundial. Num ato de extrema coragem, abriu as portas do Vaticano para abrigar os judeus, ciganos e outros povos perseguidos pelos Nazistas. Oferecendo sua própria vida evitou o bombardeio e destruição do Vaticano e que a Santa Sé fosse seqüestrada e transferida para a Alemanha Nazista, sob a ditadura de Adolf Hitler.
João XXIII (1958) – Concílio Vaticano II.
Paulo VI, João Paulo I e João Paulo II (1978) – o ano dos 3 Papas.
Bento XVI (2005) – o 2º Papa alemão.

Adapted from Jayme Brener – O Mundo Pós-Guerra Fria, Morris West – The Shoes of the Fisherman, Kieran Conry – Let’s Visit the Vatican, Rev. Isto É – Dinheiro, 27/04/05 and Paolo Monelli – Roma 1943, Grande Crônica da II Guerra Mundial (Seleções do Reader’s Digest) e A. Souto Maior – História Geral, Cia. Edit. Nacional.


Publicado na Gazeta de Patrocínio, 26/set/08

CONVÊNIO COOPA – INCRA/ ITR/ IBAMA

Geraldo Braga*

O Engº Agrº, Economista Rural (MS), Técnico em Transações Imobiliárias e Guia de Turismo Internacional (Prêmio Maison du Tourisme de Québec, Canadá) Geraldo R. Braga, tel (34)3832-4406 é o mais novo conveniado com a Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda (COOPA) para atendimento nos processos do INCRA/ ITR/ IBAMA. Com ampla experiência regional e internacional o Engº Braga, radicado em Patrocínio desde maio/07, tem ampla experiência prática e através do convênio os associados da COOPA poderão ter descontos de 20 a 30% em seus trabalhos. Sua meta é simplificar, reduzir, agilizar e desburocratizar os processos com o auxílio de todos os clientes. Parabéns à COOPA pelo bom atendimento que vem dando aos associados de Patrocínio e região.


ATESTADO DE PROCEDÊNCIA DO CAFÉ DO CERRADO

Como ocorre com bons vinhos, o café da região do Cerrado Mineiro quer ter Denominação de Origem.

● Formada por 155.000 hectares espalhados por 55 municípios.
● Produz 3,7 milhões de sacas de café por ano.
● Responsável por 11% da produção nacional.
● A única região cafeeira com Indicação de Procedência do INPI, o
primeiro passo para a certificação de Denominação de Origem,
segundo Nely Caixeta, de Patrocínio, MG.
● Os atributos sensoriais do café dessa região são diferenciados e
únicos, comparados com grãos de outras regiões do mundo. São
eles: aroma intenso, que tem gotas entre caramelo e nozes; corpo
moderado e encorpado; e sabor adocicado com predominância
achocolatado, segundo Vanessa Brito.




_______________
*Engº Agrº, Conveniado COOPA

MUÇULMANOS OU ISLAMITAS

Geraldo R. Braga*


“Em 10 anos, o comunismo, esta perversão do espírito humano, terá desaparecido da face da terra. Já o islamismo, que só prega o amor e não o ódio, prosseguirá em sua campanha vitoriosa, porque nada nem ninguém pode bloquear nossa fé” (Ayotolá Ruhollah Khomeini, 1989). Khomeini, do Irã, estava certo, tanto nessa “profecia” quanto em outra, na qual disse que o islamismo seria em breve a força dominante nas repúblicas soviéticas de população muçulmana. O fundamentalismo islâmico é hoje talvez a corrente política que mais cresce no mundo. Também a religião.
No século VII, início da expansão da jovem fé islâmica por meio do avanço militar, os muçulmanos ou islâmicos armados com fé, ótima cavalaria e espadas, ocuparam todo o norte da África, o Oriente Médio e parte dos Bálcãs e da Península Ibérica, na Europa. Mais recentemente, no século XX, a grande expansão islâmica se deu no sudeste asiático, especialmente Indonésia, o maior país muçulmano da atualidade. Também conheço a islâmica Turquia, Bulgária, Sérvia e Croácia e mais de 37 outros países nos 6 continentes. Visitando Bizâncio, Constantinopla, atual Istanbul, na antiga Catedral Católica de Santa Sofia, ou Mesquita de Santa Sofia, verifiquei, correndo sério risco de ser atacado, que os três grandes profetas do Islã são Maomé, Jesus Cristo e Hussein, neto de Maomé. O Xiitas defendiam e ainda defendem que o poder ou sucessão pós Maomé (morreu em 632 D.C. ou A.D), deveria ter sido entregue à Hussein e não ser dividido entre os vários chefes islâmicos (corrente vencedora dos Sunitas, por exemplo, Saddam Hussein, do Iraque). Os Xiitas representam apenas 10% do oceano islâmico. São maioria apenas no Irã, no Líbano e Azerbaijão. Entre os governos muçulmanos “anti ocidentais” citam-se a Líbia e o Irã e entre os “pró-Casa Branca” Arábia Saudita, Turquia e Paquistão. Entre as ex-Repúblicas Soviéticas (USSR), com maioria muçulmana citam-se o Tajiquistão, Azerbaijão, Turcomenistão, Usbequistão, Quirquistão e Casaquistão. Você sabe porque todos esses países terminam em “tão e jão”? Khomeini patrocinou a criação de grupos
________________
* Economista Rural, Magister Scientiae (MS)

Xiitas ultracombatentes, como o “Partido de Deus” (Hizbolah) no Líbano ou a oposição iraquiana.
O momento crítico para o crescimento do fundamentalismo foi a revolução do Irã (antiga Pérsia), que derrubou a ditadura ocidentalizante do xá Reza Pahlevi, em nome da cultura tradicional, mas também em nome do fim da tortura, da repressão e em defesa dos direitos humanos. O fundamentalismo islâmico continuou crescendo de forma algo desordenado e sem obedecer a uma liderança única. No início dos anos 90, os fundamentalistas (ou o seu braço secreto, a Fraternidade Muçulmana), eram a principal força de oposição no Egito, na Argélia, na Tunísia, no Marrocos e na Jordânia.
Os Islamitas adoram a um só Deus, e isso é já um salto do paganismo para a idéia de um único Criador espiritual. É o princípio de um Deus universal. O budismo degenerou numa série de fórmulas estéreis, mas o código budista, embora tenha poucas exigências morais, conduz à cooperação, à não-violência e ao entendimento cortês entre as várias comunidades humanas. O comunismo repeliu a idéia de um Deus Pessoal, mas na sua teoria está implícita a fraternidade do homem... “Camaradas de todo o mundo, uni-vos...”, segundo o Manifesto Comunista, de Karl Marx.
O contato que teve com cristãos e judeus contribuiu poderosamente para a nova religião fundada por Maomé (Mohammed). Grande parte dos ensinamentos do Corão, livro sagrado dos muçulmanos, é derivada das doutrinas do Antigo Testamento, como o monoteísmo, a proibição da usura, da adoração das imagens e da ingestão da carne de porco. Maomé considerava o Novo Testamento um livro inspirado por Deus, e Jesus, um dos maiores profetas. O juízo final, a ressurreição do corpo, a crença nos anjos, admitidos por Maomé, evidenciam a influência cristã. O Corão, no entanto, é um complicado sistema de regulamentação de festas, absolvições e preces. Acha-se dividido em 114 suras ou capítulos e estes em versículos.
O Islamismo tornou-se uma religião guerreira e juntamente com a máxima suprema La illa Allah, Mohammed rasul Allah (Só Alá é Deus e Maomé é seu Profeta) o Islã passou a admitir que a espada fosse a chave do paraíso e que todo aquele que caísse no campo de batalha, na luta pelo Islã, teriam os pecados perdoados.
As conquistas árabes, feitas em nome de uma “guerra santa”, estendiam-se pela Pérsia e pelo Turquestão até a Índia, no Oriente. No Ocidente, os árabes submeteram todo o norte da África e, em 711, atacaram a Europa pelo estreito de Gibraltar, penetrando na Espanha.
Como se vê é bastante complexa a administração da Igreja Católica, isto é Universal, num mundo tão diversificado e plural, especialmente no Japão, Coréia do Norte, China Comunista (RPC), nas Rússias e antiga Cortina de Ferro (Old USSR), Tailândia, Indonésia, Paquistão, Irã, Líbano, Azerbaijão, Líbia, Arábia Saudita, Turquia, Tajiquistão, Turcomenistão, Usbequistão, Quirquistão, Casaquistão, Albânia, Sérvia, etc. Quid vobis videtur frates? Que vos parece, hermanos? A Ásia tem 3,5 milhões de habitantes sendo 22,0% mulçumanos, 21,5% hinduístas, 9,5% budistas, apenas 106 milhões de católicos – 3,0% e outros – 44,0%. Os povos Hui, Uygur, Kazak, Kirgiz, Tatar, Ozbek, Tajik, Dongxiang, Salar e Bonan na China Comunista (PRC) são islamitas.


Preceitos religiosos

A Sharia define as práticas de vida dos muçulmanos com relação ao comportamento, atitudes e alimentação. De acordo com a Sharia, todo muçulmano deve: crer em Alá como seu único Deus; fazer cinco orações diárias curvado em direção a Meca; pagar o Zakat (contribuição para ajudar os pobres); fazer jejum no mês de Ramadã e peregrinar para Meca pelo menos uma vez na vida.
Faz parte ainda a Jidah que é a Guerra Santa, cujo objetivo é reformar o mundo e difundir os princípios do Islã. A Jidah, porém, não é aceita por todos os muçulmanos (felizmente).


Locais sagrados

Para os muçulmanos, existem três locais sagrados: A cidade de Meca (Arábia Saudita), onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. A cidade de Medina, local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém (Israel), cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar-se com Moisés e Jesus.


Divisões do Islamismo

Os seguidores da religião muçulmana se dividem em dois grupos principais: Sunitas e Xiitas. Aproximadamente 90% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo Sunita. De acordo com os Sunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Os Xiitas também possuem sua própria interpretação da Sharia.
From Jayme Brener – O Mundo Pós-Guerra Fria, Morris West – The Shoes of the Fisherman, DVD by Michael Anderson e El Cid – DVD by Anthony Mann e A. Souto Maior – História Geral, Cia. Edit. Nacional.

Patrocínio, agosto/08

PATROCINIUS’ CINCO ESTRELLAS

Geraldo Braga

1. O bom atendimento do comércio em geral fazendo pequenas entregas gratuitas em domicílio. When you say “Muchas gracias!” , they answer you “Muchas gracias a usted tambien!”.

2. A arborização e limpeza da cidade.

3. A Feira Livre do Produtor Rural na Avenida da Unimed às sexta-feiras.

4. A delícia do pão-de-cenoura da Padaria e Confeitaria Globo.

5. Os produtos de milho verde da Pamonharia Ceará.

6. Os editoriais do Jornal “Mais” e a boa apresentação do Jornal “O Agropecuário”.

7. O bom atendimento da Adriana Maria e Drª Lara – CIAC/COOPA e da Maria José (Unimed). O profissionalismo, a cortesia e a simpatia dos M.D. (Medical Doctors) Eduardo C. Oliveira (Pró-Vida) e Marcelo Frange (Oculista).

8. O sorriso contagiante da Magda Novaes – Armazém Santa Terezinha. A pregação ou homilia do Pe. Olivar Constantino (Igreja Nª Srª do Patrocínio).

9. A cortesia dos funcionários e o conforto das Empresas Continental e União.

10. A comida barata, farta e gostosa nos inúmeros restaurantes de toda a cidade (Das Ist Patrocinius, always in my heart).


Publicado Jornal de Patrocínio, 19/abr/08

TERRAS DEVOLUTAS, TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO E FRONTEIRA AGRÍCOLA

Geraldo Braga

Terras Devolutas – são aquelas que, não sendo próprias nem aplicadas ao uso público, não se incorporaram legalmente ao uso para fins econômicos, ou seja, de maneira geral são terras sem documentação. São áreas que não estão registradas como propriedades particulares. Fazem parte do patrimônio da união. A partir de 17/jul/1822, o Príncipe Regente D. Pedro I determinou que a distribuição de terras fosse no critério de ocupação ou usucapião – modo de adquirir propriedade imóvel pela posse mansa, pacífica, pública, com Animus Domini e ininterrupta de caráter produtivo ao longo de um determinado tempo. Na República as terras devolutas passaram a ser controladas pelos Estados da Federação. Terras devolutas são legitimadas via Institutos de Terras Estaduais, por exemplo, o ITER – Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais e não usucapião que somente se usa para posses em terras já registradas.

Transposição do Rio São Francisco – segundo o Engº Agrº João Suassuma, um dos maiores especialista na questão hídrica Nordestina, “o NE possui apenas 3% de toda a água doce existente no país, 2/3 das quais no São Francisco.” Com os múltiplos usos existentes, será que o rio dispõe ou poderia dispor de água suficiente para suprir essas metas? Além da questão da disponibilidade ou não de água, ocorrem também sérios problemas ambientais, como o assoreamento e a poluição cuja gravidade é maior em MG e na BA. Antes de uma possível transposição será necessário fazer a recomposição das Matas Ciliares e Reserva Legal especialmente em Minas Gerais onde está a nascente do São Francisco e grande número de afluentes. O atual Governo Esquerdista vai deixar um verdadeiro Elefante Branco, uma obra caríssima, inacabada, completamente desnecessária e supérflua para ser paga por toda sociedade. A emigração da população pobre, das zonas de secas cíclicas para as áreas devolutas da Amazônia Legal, seria uma solução definitiva e muito mais barata, colonizando áreas ainda inexploradas.
→Fronteira Agrícola – designa o ponto de contato entre as áreas rurais já incorporadas ao sistema capitalista, ocupadas por propriedades agrícolas voltadas para a produção comercial, e aquelas áreas ainda virgens, cobertas por formações florestais ou cerrados, que podem ser reservas indígenas, terras devolutas ou ocupadas por pessoas que vivem da agricultura itinerante. Na década de 1980, Unaí era a fronteira agrícola do Noroeste Mineiro. Hoje, com a chegada dos empresários gaúchos e paulistas, Arinos e Urucuia são as novas fronteiras agrícolas, com grandes áreas próprias para pecuária de corte, reflorestamento, fruticultura tropical, café/soja, biodiesel, reserva legal etc. Entre os atrativos da região citam-se os incentivos da SUDENE, gás natural de petróleo (suficiente para abastecer todo o Brasil por 60 anos), os asfaltamentos aprovados e em execução e os preços, ainda baixos das terras, em fase de rápida valorização.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMAMENTE (APP) E RESERVA LEGAL (ARL) EM PATROCÍNIO, MG

Geraldo Braga*

Para os nosso leitores estamos apresentando um pequeno resumo das Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal em Patrocínio extraído do trabalho Patrocinius’ Ecology do mesmo autor.

Áreas de Preservação Permanente (APP) - “Área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas”.
Em PTC as APP se localizam:
a) Ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água, cuja faixa de vegetação terá uma largura, para cada margem, de:
30 m (trinta metros) para cursos d’água com menos de 10 m (dez metros) de largura. É o caso do Córrego Feio onde se faz a captação de água para a cidade e a mata ciliar no Córrego Rangel no Bairro Morada Nova. Excepcionalmente a APP no Córrego Feio é de 100 m de acordo com a Lei Municipal 815/64. A Lei 3.171/98 declara como APP toda a extensão do Córrego Feio e demais mananciais de PTC. A largura de 30 m deve ser obedecida por exemplo no Córrego Rangel (Bairro Morada Nova), Córrego Santo Antônio e Rio Espírito Santo .Após a recomposição da mata ciliar no Córrego Feio o mesmo certamente poderá ser chamado de Córrego Bonito ou Córrego Rico, homônimo a Paracatu.
50 m (cinqüenta metros) para cursos d’água que tenham uma largura entre 10 e 50 m. Caso do Rios Dourados e Salitre.
b) Ao redor das lagoas ou reservatórios d’água naturais ou artificiais: Lagoa Chapadão e Represa Nova Ponte, na fronteira com Perdizes. A área tombada às margens da Lagoa Chapadão é de 500 m de acordo com a Legislação Municipal, segundo informações do CODEMA – Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente, órgão atuante em prol da ecologia em PTC.
c) Nas nascentes, ainda que intermitentes e nos olhos d’água – raio mínimo de 50m de largura; caso da nascente do Córrego Rangel.
d) No topo dos morros, montes, montanhas e serras; alto da Serra do Cruzeiro e Morro da Mesa (Boqueirão).
___________________
*Eng° Agr° e Técnico em Transações Imobiliárias

e) Nas encostas ou parte destas com declividade acima de 45°, correspondente à pelo menos 100% de declividade na linha de maior declive,

por exemplo nas Serras Boa Vista, Cruzeiro, Gavião, Serra Negra, Ventania e Morro da Mesa.
É hora da comunidade pensar na formação de um Parque Estadual, Municipal, Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), APA (Área de Preservação Ambiental), ou RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural ou Parque Turístico Regional na Estação Hidromineral de Serra Negra especialmente devido ao vulcão extinto e a lama sulfurosa (veja os exemplos da Austrália e Nova Zelândia).
A utilização das APP depende sempre de autorização prévia do IEF e sua exploração constitui crime ambiental.

Reserva Legal (RL) - “Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas”.
Em MG a RL é de no mínimo 20% da área total da gleba, excluída as APP. Deve ser feita em glebas a partir de 100 ha (cem hectares). Processo bom, útil, necessário e que também reduz bastante o ITR (Imposto Territorial Rural) a ser pago anualmente.
A área de RL deve ser averbada à margem da matrícula no CRI, sendo vedada a alteração de sua destinação nos casos de transmissão, a qualquer título. É um processo bastante burocrático, caro, demorado e difícil. As autoridades do setor ecológico/ambiental deveriam simplificar bastante o processo tornando- o menos burocrático, mais simples, mais rápido, com menos documentos e declarações. Para que exigir declaração do Sindicado Rural e concordância dos vizinhos em processos de R.L. e desmatamentos do IEF por exemplo? Por que um processo que pode ser feito em uma ou duas semanas demora de seis a doze meses ou mais? Consulte-nos para processos de RL inclusive em glebas de posses ou terras devolutas.
Nas áreas de RL não é permitido o corte raso e a exploração com fins comerciais. A vegetação não pode ser suprimida, podendo ser utilizada sob o regime de manejo florestal sustentável, à critério do IEF.
As áreas de interesse ecológico (APP, RL, RPPN etc) para serem levadas em consideração pelo fisco, necessitam estar declaradas no ADA – Ato Declaratório Ambiental (IBAMA) que infelizmente passou a ser exigido anualmente, junto com a declaração do ITR. Em vez de simplificar o IBAMA complicou de vez, fazendo do ADA um processo extremamente burrocrático, isto é, burocrático, desnecessário, um labirinto, um verdadeiro quebra-cabeças. Antes de se fazer o ADA apareceu um novo complicador para pessoas físicas e jurídicas – o CTF – Cadastro Técnico Federal. Agora, ao lado do CPF, RG, Carteira de Motorista, Carteira Profissional, Título de Eleitor, Passaporte, CCIR (INCRA) e ITR (Receita Federal), etc, os agricultores são também obrigados a fazerem o CTF e o ADA anualmente. Modestamente, com a minha experiência de 43 anos no setor agroflorestal, acho um absurdo, pois os mesmos dados já foram declarados no CCIR e ITR. É mais uma papelada, completamente desnecessária, tornando o Brasil um dos países mais burocráticos do mundo, desestimulando investimentos estrangeiros e atrapalhando e atrasando os produtores em atividades desnecessárias e sem razão de ser.
O ADA poderia ser exigido nas seguinte freqüência (sugestão):
Imóveis > de 10.000 ha....................... a cada 3 anos
Imóveis > de 5.000 a 10.000 ha........ a cada 5 anos
Imóveis > de 1.000 a 5.000 ha........... a cada 10 anos
Imóveis até 1.000 ha............................ declaração única*

*Em todas as classes de imóveis uma declaração retificadora seria obrigatória a qualquer tempo quando houvesse mudança significativa no “status” da R.L.
O tempo desnecessário que o governo obriga os produtores a gastarem com a papelada, poderia ser melhor empregado em atividades úteis e necessárias, por exemplo na medição georreferenciada, demarcação, construção de cercas, abertura de aceiros, proteção contra incêndios florestais, replantio e enriquecimento das áreas de APP e R.L de tanta relevância à ecologia e ao meio ambiente.


Autorizo a publicação e divulgação desde
que citado o autor


Patrocínio, fev/08 CREA 5.406/D-MG


Publicado na Gazeta de Patrocínio, 07 de março de 2008.


Sr. Editor, Sindicatos Rurais, Cooperativas, Associações, Empresários do Agronegócio, Profissionais das Áreas de Ciências Agrárias, Estudantes, ONC’s, Políticos, etc. Favor apoio na divulgação das idéias supra, para simplificar os processos de R.L e ADA no IBAMA e IEF. Do jeito que está realmente não dá. É preciso desburocratizar e simplificar ao máximo. É assunto de grande importância e relevância para o Brasil. Veja o exemplo da Austrália e Nova Zelândia (only to mentin a few coantries).